sexta-feira, 22 de maio de 2009

O pequeno príncipe(cap.XII )



O planeta seguinte era habitado por um bêbado. Esta visita foi muito curta,mas mergulhou o principezinho numa profunda melancolia.- Que fazes aí? perguntou ao bêbado,silenciosamente instalado diante de uma coleção de garrafas cheias._Eu bebo,respondeu o bêbado,com ar lúgubre._ por que é que bebes? perguntou-lhe o principezinho_Para esquecer,respondeu o beberrão._Esquecer o quê? indagou o principezinho,que já começava a sentir pena_ Esquecer que eu tenho vergonha,confessou o bêbado,baixando a cabeça._Vergonha de quê?investigou o principezinho,que desejava socorrê-lo._ Vergonha de beber! conclui o beberrão,encerrando -se definitivamente no seu silêncio.E o principezinho foi-se embora,perplexo.As pessoas grandes são decididamente muito bizarras,dizia de si para si,durante a viagem.
Esse livro ,creio que ,não requer apresentações,trata-se ,de O pequeno príncipe,de Antoine de Saint-Exupéry.Um livro poético,simbólico ,filosófico. Onde a figura carismática e cativante do pequeno príncipe, página à página nós emociona,
com seus personagens inesquecíveis: A rosa orgulhosa,o baóba, a raposa,a cobra as entrevistas dos personagens cujos planetas ele visitou,o vaidoso,o homem de negócios,o geógrafo,o acendedor de lampiões, o bêbado que tenta escapar da realidade,atravez do álcool,mas não, consegue ,esquecer quem ele ,é,(aqui reproduzido).
É um livro para adultos,e o quanto equivocamos em fazer avaliação de coisas e pessoas e que ainda é tempo de mudarmos antes que a solidão ,afaste-nós de quem amamos....
mas,principalmente, para nunca, esquecemos a criança um dia fomos. vale a pena ler!!

3 comentários:

  1. Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas muitas pessoas já me falaram muito bem dele.
    É engraçado ler esse trecho porque quando eu era criança eu ficava me perguntando porque meu pai fumava, qual era a graça de soltar fumaça pela boca. Me perguntava se aquela fumaça não queimava por dentro dele e tudo mais. De certa forma queima, porque o fumo tem seus reversos, mas hoje eu consegui fazer com que ele largasse o vício.
    =D

    Beijo
    ;*

    ResponderExcluir
  2. Oi,Natália eu tenho esse livro ,se não morasse tão longe ,emprestaria rs rs rs.Acredito que na infância somos mais sábios.daí vc se questionar sobre o fumo, de seu pai.Antes, tarde do que nunca, fico feliz por vc.ter conseguindo fazer ela parar de fumar.. bjs

    ResponderExcluir
  3. oi querida, eu amo o pequeno principe !!! beijos

    ResponderExcluir