sábado, 11 de julho de 2009

Calil,o Ateu ( trechos do livro as almas rebeldes de Gibran Khalil)


Xeque Abbas era, entre os habitantes daquela aldeia isolada no Norte do Líbano,como um príncipe entre os plebeus.E seu palácio erguia-se no meio de suas cabanas como o gigante no meio dos pigmeus.Vivia na abundância,e eles na necessidade.Representava a forca,e eles a fraqueza.
Mas a submissão desses humildes não vinha somente de sua fraqueza.Vinha sobretudo de sua pobreza.Precisavam de Xeque Abbas,a quem pertenciam os campos que lavravam e as cabanas em que habitavam.Ele o havia herdado de seu pai e avô,como os camponeses haviam herdado,dos seus próprios pais penúria e aflicão.
Numa noite particulamente rigorosa de inverno ,sob uma tempestade de neve,um moço de 22anos tentava subir o caminho que leva ao mosteiro de Santo Isaías à aldeia de Xeque Abbas.O frio gelava suas articulações,a fome esgotava suas forças,os ventos impediam-no de avançar. Enfim,vencido pelos elementos,lançou um grito de angústia e caiu.
Numa cabana vizinha,viviam uma viúva, Rachel Rahmi,e sua filha Miriam,de 18 anos.
Ouviram o apelo deseperado do jovem,e sairam para socorrê-lo.Encontraram seu corpo jogado sobre a neve, como um farrapo de tecido preto sobre um vestidode esplêndia
brancura.Quando o tinham carregado para perto da lareira,o jovem abriu os olhos e resmungou quase inaudivamente" A campaixão vencerá ,porque é divina;e os terrores desta noite de se desvanecerão com a chegada do dia".
Perguntou Rachel: "Como ousaste meu,irmão,deixar o mosteiro numa noite destas ,em
que os próprios lobos se refugiam nas grutas?". O jovem suspirou profundamente e disse:" Fui expulso do mosteiro".Retrucou Raquel com supresa:"Expulso?"
O jovem temeu que esta revelação transformasse os sentimentos das duas mulheres, e explicou:-Sim,fui expulso porque meu coração se cansou da mentira e da hipocrisia.Porque minha alma não podia mais gozar os bens dos pobres e infelizes,vítimas de sua própria ignorância.Fui expulso,porque meu corpo não encontrava repouso nos apartamentos amplos,construídos por aqueles que moram nos casebres.Fui expulso, porque repeti ao ouvido dos monges os dizeres do livro que os fez monges." Um dia, a alma embriagada por uma inspiração divina,levantei-me entre os monges e disse-lhes' por que passais os dias na preguiça,comendo um pão amassado com o suor e as lágrimas dos pobres?Jesus o nazareno enviou-vos como ovelhas entre os lobos;que outro ensinamento permite-vos viver como lobo entre as ovelhas?Como fazeis o voto da pobreza e viver na opulência, e fazeis o voto da obediência e vos rebelais contra o evangelho,e fazeis o voto da castidadee vossas almas estão repletas de concupiscência? Fingis que matais vossos corpos,mas só matais, na realidade,vossas almas'." A primeira vez,fui encarcerado e ameaçado.
"Mas hoje,quando a tempestade se tornou particulamente violenta,levantei-me de novo e li os seguintes dizeres do evangelho de São João:' Vendo ele,porem,que muitos farizeus e saduceus vinham ao batismo,disse-lhes: ' Raça de víboras, quem vos induziu a fugir da era vindoura?produzi,antes fruto digno de arrependimento.E não comeceis a dizer entre vós mesmos: Temos por pai a Abrahão,porque eu vos afirmo que destas pedras Deus pode fazer nascer filhos a Abrahão.Já está posto o machado à raiz das árvores; Toda árvore,pois,que não produz bom fruto ,será cortada e lançada ao fogo'. Então as multidões o interrogaram,dizendo:' Que havemos,pois,de fazer?' Respondeu-lhes: 'Quem tiver duas tunicas,reparta com quem não tem;e quem tiver comida,faça o mesmo'.
"Acrescentei: ' Devolvei,pois,os campos e os vinhedos e os tesouros deste mosteiro aos pobres habitantes destas aldeias e espalhai-vos por toda parte,pos isto é mais meritório que prece e devoção."
Mal tinha acabado de falar,chamaram o superior que,rubro de raiva,ordenou:" Apoderem- se deste rebelde perigoso e levem-no para longe do mosteiro e deixem os elementos em fúria ensinar-lhe a obediência. E se voltar e fingir arrependimento
não o recebam,pois a serpente engaiolada não vira pomba, e o espinheiro plantado no vinhedo não produz figos.".
Suspirou Calil novamente e disse:" Foi assim que me expulsaram do mosteiro".
Refletiu Raquel: " A neve e as tempestades matam as flores,mas nada podem contra as sementes"......."

Um comentário: