quinta-feira, 1 de abril de 2010

A nada ,Santa Inquisição e Giordano Bruno


Um dos períodos mais sombrios da Europa e suas áreas de influência foi a instauração
da Santa Inquisição :promoveu um verdadeiro terror, em nome da "fé", ceifando milhares de vidas. Suas maiores vítimas foram mulheres ,mulheres a maioria pobres,parteiras conhecedoras e ultilizadoras de ervas, as xãmas ,ironicamente mais tarde, essas mesmas ervas foram patenteadas por laboratórios farmaceúticos.A inquisição aproveitou também para reprimir o sexo e queimar mulheres consideradas suspeita da prática de aborto, curandeiras que mais tarde seriam consideradas rivais do corpo médico que estava se formando na Europa Medieval, uma campanha bem orquestrada contra as xãmas ou' mulher sábia' um dos primeiros inimigos da Igreja, que começou com afastamento de Maria de Magdala evitando que a mesma fosse reconhecida como um dos discípulos mais próximos de Jesus.( mais isso já é outra história )

O embate contra a ciência a eterna dicotomia ciência e religião diversos cientistas foram condenados pela igreja tais como: Galileu e Giordano bruno o último condenado à morte na fogueira..


'A cidade de Roma estava abarrotada de gente. Eram peregrinos vindos de toda a Europa para as celebrações do jubileu do ano de 1600, que aconteceriam durante o ano todo.
Especialmente naquele dia a população se aglomerava para contemplar um espetáculo singular.
As tochas acesas ao longo do caminho iluminavam a pálida manhã de fevereiro.
O filósofo de 52 anos caminhava lentamente sobre as pedras frias...
Descalço e acorrentado pelo pescoço, vestia um lençol branco estampado com cruzes, demônios e chamas vermelhas.
Aquele homem magro vencia, a passos lentos, os oitocentos metros desde a torre nona, onde estivera encarcerado, e o campo das flores, ampla praça onde seria executado.
Alguns monges seguiam ao seu lado convidando-o ao arrependimento. De tempos a tempos aproximavam o crucifixo dos seus lábios, dando-lhe oportunidade de salvar-se.
A população se acotovelava para ver um herege famoso morrer na fogueira...
Chegando à praça, onde a morte o aguardava, o filósofo se negou mais uma vez a beijar a cruz. Então foi amordaçado, despido e atado a uma estaca de ferro e coberto com lenhas e palhas até o queixo.
O fogo foi ateado. E enquanto as labaredas chamuscavam-lhe a barba e seus pulmões se enchiam de fumaça, Giordano Bruno tinha o olhar fixo no infinito...
Enquanto a pele estalava sob o calor das chamas e o sangue fervia nas veias, o notável filósofo ainda guardava uma convicção: não iria para o inferno.
A certeza de que veria outros sóis, inúmeros mundos celestiais e viajaria através do infinito, lhe davam uma paz indescritível.
Em seu julgamento, no ano de 1592 em Veneza, Giordano Bruno disse aos seus julgadores: “Uma vez que a alma não pode ser encontrada sem o corpo e todavia não é o corpo, pode estar neste ou naquele corpo e passar de corpo em corpo.”
Bruno foi morto na fogueira por defender a idéia de que a alma humana poderia, após a morte, retornar a terra num corpo diferente, e até continuar a sua evolução em outros mundos além da terra.
Além da crença na reencarnação, ele defendia a idéia de que o indivíduo pode encontrar a salvação sem a intervenção de terceiros, mas do seu relacionamento direto com Deus, ao longo de sua jornada na terra.
Foi graças as suas convicções que Bruno não titubeou ante a fogueira que o aguardava...
Bastaria apenas beijar a cruz... Mas ele preferiu a liberdade...
Sabia que as chamas nada mais fariam do que enviar sua alma na direção de outros sóis, onde poderia viajar através do infinito'...

Você sabia?

Você sabia que muitos pensadores ocidentais defenderam a idéia da reencarnação?
Entre eles está o filósofo francês Voltaire, o filósofo alemão Schopenhauer, o estadista americano Benjamim Franklin, o poeta alemão Goethe, o novelista francês Honoré de Balzac, e outros mais.
Antes de Cristo também encontramos a crença greco-romana na reencarnação com Pitágoras, Platão, Cícero, Virgílio entre outros.
Considerando que uma idéia falsa não sobrevive ao tempo, devemos concluir que a reencarnação é uma verdade que não pode ser apagada, por mais que se tente.

Equipe de Redação do Momento Espírita, com base no cap. 1 do livro Reencarnação – o elo perdido do cristianismo, de Elizabeth Clare Prophet, Ed. Nova era.

10 comentários:

  1. Olá Rô, Período Negro.
    Excelente postagem Rô.
    Se uma guera pode ser chamada de santa, doque vamos chamar o que é profano?

    Forte abraço amiga.
    Estou participando da Blogagem do Dia Internacional do homem provomvida Pela Verseiro e Wilson.

    Beijo pra vc.

    Hod.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Hod

    Saudades amigo, voltei das minhas 'férias' aproveitarei para fazer uma visitinha na sua blogosfera..
    sim,penso como os homens podem corromper e manipular em nome de uma suposta fé. A única fé desses homens a meu ver era perpetuarem-se no poder, manipulando,assassinando quem ousasse interferir em seus dogmas cegos.

    beijos no coração

    ResponderExcluir
  3. BOA NOITE, SEMPRE É BOM VIM AQUI NO SEU BLOG E LER TEXTOS MARAVILHOSOS...BJS

    ResponderExcluir
  4. Olá, Alexandre

    Obrigada é um prazer receber sua visita.

    beijos no coração!

    ResponderExcluir
  5. Oi linda!!! Esta época foi de escuridão mesmo... Mas é assim com a ignorância que gera medo. Hoje temos outros tipos de inquisição, que maltratam os diferentes.

    Na busca de sabedoria ainda vamos cometer muitos erros...

    Bjão!

    ResponderExcluir
  6. Oi,Nanda

    É Verdade Nanda a ignorância é também escuridão porque ele é mãe de todos outros sentimentos,preconceito,medo ,intolerância..

    Entao, vamos nessa caminhada em busca da sabedoria que é árdua

    Beijos no coração!

    ResponderExcluir
  7. Olá Rô, hoje fiz uma nova releitura de seu post. Realmente considero esse período o mais tenebroso, negro e obscuro mergulhado em ignorância e burrice.

    Grato por sua vissita e delicioso coment. Lamento apenas que paraste de postar. Tezes a Luz temas bastante interessantes.

    Beijo pra vc.

    Hod.

    ResponderExcluir
  8. Oii Rô,

    Amigo é casa, acolhimento,
    O Tempo que passa não envelhece as boas lembranças...Isso é memória.

    Feliz dia do Amigo!!

    Beijo pra ti.

    ResponderExcluir
  9. Isso prova como a raça humana não tem nada a ver com Deus. Deus não salvou o pobre homem e tão pouco os milhares que estavam assistindo o fizeram. Não tenteram salvá-lo, mas garanto que permaneceram lá até verem o último osso queimar.
    Somos o câncer do universo e logo se iniciará a metástase. Quando colonizarmos outros planetas.

    ResponderExcluir
  10. E assim foram fatos que ganharam notoriedade. E o que imaginar das relações familiares, de alcova, de poder entre os povos daquele período da História? Como conceber a vida sem liberdade de pensamento/expressão? E as sensações, as convicções, as ante-visões possíveis, os delírios, os sonhos? O que fazer para dar asas à subjetividade humana de tantos, subjugados, escravos do medo e da escuridão, àquela época? Já hoje, nossa punição é o desdém, o descaso, o fazer de contar que estamos cegos e surdos...

    ResponderExcluir